

Uma exposição promovida pelos alunos do Ensino Fundamental, coordenada pela Educadora de Artes, Mércia Rodrigues, marca as comemorações do Bicentenário Marista, que acontecerá em 2 de janeiro de 2017.
Alinhado a PMBCN – Província Marista Brasil Centro Norte, o Colégio Marista Pio X, estará desenvolvendo inúmeras atividades que vão relembrar o mesmo caminho feito pelo Pe. Champagnat e servirão para recordar os principais aspectos da missão marista. Três dimensões irão marcar essa trajetória, que são chamadas de Montagne, Fourvière e La Valla, cada uma com um significado especial para o Instituto.
A exposição de desenhos realizada pelos alunos trazem a dimensão do encontro de Pe. Champagnat com o jovem João Batista Montagne, que estava a beira da morte e não sabia quem era Jesus. Pe. Champagnat ao visitá-lo, ouviu o jovem em confissão e o instruiu sobre as verdades cristãs. Após regressar para a casa do jovem foi informado que Montagne havia falecido. O desconhecimento de João Batista a respeito de Jesus convenceu o jovem sacerdote de que Deus o estava chamando para fundar uma congregação de Irmãos para evangelizar os jovens, especialmente os mais abandonados. Foi desse apelo que Pe. Marcelino Champagnat decidiu fundar o Instituto Marista com uma única missão: por meio da educação, evangelizar crianças e jovens, para que eles sejam cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
O ano Montagne começou a ser comemorado em 2014 e várias atividades deverão ser realizadas fazendo referência a esse momento até julho de 2015. A partir daí, o Instituto irá trabalhar na perspectiva do ano Fourvière, segundo momento da caminhada rumo ao bicentenário.
O resultado deste momento foi desenvolvido, pedagogicamente, em sala de aula, durante as aulas de arte e podem ser conferidos por meio da exposição que ficará nos corredores da escola até a próxima semana. Confira um pouco do trabalho realizado!