Estandarte de Nossa Senhora de Fourvière passa pelas unidades do Grupo Marista

No dia 2 de janeiro de 2017, o Instituto Marista completará dois séculos de fundação. Para tanto, o Superior Geral, Ir. Emili Turú, tem convidado todos os Maristas para percorrer um caminho celebrativo guiado por três ícones Maristas: Montagne, Fourvière e La Valla. São três símbolos que nos remetem a aspectos essenciais da Missão. Atualmente estamos celebrando o Ano Fourvière. Até 23 julho de 2016, todas as Províncias Maristas do Brasil lembrarão com carinho da Promessa de Fourvière, momento em que, diante de Nossa Senhora, doze seminaristas, entre eles Champagnat, prometeram fundar a Sociedade de Maria.

Para tornar essa lembrança mais clara, o Brasil Marista se mobilizou para realizar a peregrinação do Estandarte de Nossa Senhora de Fourvière. Cada Província recebeu um estandarte que está percorrendo todas as suas unidades. A acolhida vem acompanhada de uma celebração que visa retomar a consciência da preparação para o Bicentenário, ressaltar o significado da Sociedade de Maria e da decisão de Marcelino Champagnat de criar o Instituto, entoar cantos mariais, realizar leituras bíblicas, renovar a Promessa a Nossa Senhora de Fourvière, proporcionar momentos de partilha e, por fim, rezar a oração para o Bicentenário.
No Grupo Marista, a peregrinação do Estandarte teve início no dia 18 de agosto de 2015 e será finalizada em 16 de junho de 2016. Durante todo o período, a imagem percorrerá os Colégios, TECPUC, FTD, Centros Sociais e Educacionais, PUCPR, Católica de Santa Catarina, Hospitais, Residências de Irmãos, Centros de Formação e ainda estará presente em diversos eventos institucionais. Confira o registro de alguns dos locais por onde o estandarte já passou!

Colégio Marista Nossa Senhora da Glória | São Paulo

O estandarte da Nossa Senhora de Fourvière esteve no Colégio Nossa Senhora da Glória, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2015. Colaboradores e alunos da unidade celebraram a chegada da imagem com muita animação. Com a celebração, os presentes aprenderam que a visita de Nossa Senhora de Fourvière representa o nascimento da obra Marista, fundamentada na promessa de Marcelino Champagnat para iniciar um movimento de educação evangelizadora de crianças e jovens.

Colégio Marista de Brasília – Maristinha | Colégio Marista Pio XXII | Brasília

As unidades Maristinha e Pio XXII acolheram o estandarte de Nossa Senhora de Fourvière com uma reflexão de François Droully: “A promessa de Fourvière, de algum modo, está diante de nós; não detrás. Cabe-nos descobrir a verdade, a fecundidade que possui para nós, hoje”. Essas palavras trouxeram para a comunidade educativa a reflexão de que a promessa feita por Champagnat é atual e convida todos para renovar o compromisso com as infâncias e juventudes por meio da educação evangelizadora.

Colégio Marista de Brasília – Maristão | Brasília

O Maristão recebeu o estandarte de Nossa Senhora de Fourvière. Para atender toda a comunidade, entre os dias 16 e 18 de setembro de 2015, a Pastoral da unidade organizou a celebração em três momentos. O primeiro foi com os alunos, por meio da oração via TV, que veiculou por todas as salas de aula um momento de reflexão com os jovens da PJM. O segundo aconteceu com os professores. Ao som da música “Mãezinha do céu”, conduzida pelo Pe. Zezinho, eles foram convidados a retornar à infância e renovar o compromisso assumido com eles próprios, com a família e com Deus. Por fim, o terceiro momento foi destinado aos colaboradores. Em torno da mesma mesa eles celebraram com alegria a presença do estandarte.

Centro Social Marista Ir. Rui | Ribeirão Preto

Com muita alegria, os educandos do Centro Educacional Marista Ir. Rui, de Ribeirão Preto, acolheram o estandarte de Nossa Senhora de Fourvière e participaram ativamente da celebração. Eles puderam partilhar a vida, conhecer mais profundamente a história de Marcelino Champagnat e também compreender as etapas de preparação para o Bicentenário do Instituto Marista, mais precisamente o Ano Fourvière.

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *